Alteração

Restaurantes Universitários da UFPel têm mudanças

As alterações adaptam os RUs à legislação e incluem troca de endereço

Paulo Rossi -

Alunos e servidores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) que utilizam o Restaurante Universitário (RU) da rua 15 de Novembro deverão ficar atentos à mudança de endereço. Por problemas burocráticos, a unidade foi deslocada para a rua Santa Cruz, 1.705 (entre as ruas Tiradentes e Lobo da Costa). A mudança se inicia na próxima segunda-feira (7). O valor das refeições permanece o mesmo, R$ 2,00 para estudantes e R$ 8,00 para os funcionários.

Em um primeiro momento, a unidade vai atender somente de segunda a sexta-feira, incluindo feriados e dias de ponto facultativo, oferecendo almoço e janta. Nos fins de semana as refeições serão servidas no RU da antiga Casa do Estudante (CEU) (esquina das ruas General Teles e Padre Anchieta). Este restaurante também disponibiliza almoço nos dias de semana para todos os alunos e servidores. O café da manhã segue sendo servido aos bolsistas no RU da antiga CEU.

De acordo com o pró-reitor de Assistência Estudantil Mário Azevedo, a troca é a primeira de uma série de readequações pelas quais todos os RUs da universidade irão passar. Hoje o serviço é prestado de forma irregular porque todos os RUs são administrados pela Fundação de Apoio Universitário (FAU), o que é proibido. Azevedo afirma que a UFPel está ciente do problema desde 2010, mas foi em 2017 que a situação piorou. Naquele ano, a Controladoria Geral da União (CGU) esteve na universidade e reiterou a existência da irregularidade. "Então a gestão assumiu o compromisso de resolver esta pendência", fala.

Assim, com a mudança de endereço vem também a troca da gestão do restaurante. Agora o serviço fica a cargo da UFPel, que contratou por meio de licitação a empresa Norte Sul Eireli para realizar o trabalho. "Nós lamentamos porque a qualidade do serviço anterior era excelente", comenta o pró-reitor. Apesar disso, ele está esperançoso com a nova equipe. "Estamos conversando com a contratada para aproximar o novo cardápio daquele que já era oferecido", garante.

A 500 metros

A troca de lugar foi necessária porque o prédio da rua 15 de Novembro era alugado pela FAU. A nova estrutura foi escolhida pela empresa terceirizada e fica a 500 metros do antigo restaurante. O prédio é próximo ao campus da Odontologia e ao Sallis Goulart, alugado pela UFPel. "Eles conseguiram um local próximo ao antigo e com a mesma capacidade", pontua Mário Azevedo. O novo RU possui 250 lugares e deve servir mais de 53 mil refeições por mês, entre almoço e janta.

O novo modelo de administração do RU mantém uma série de exigências que vinham sendo cumpridas. O contrato com a empresa terceirizada especifica, por exemplo, o oferecimento de estágios a alunos da UFPel. As pesquisas que eram realizadas no restaurante continuarão sendo desenvolvidas. Outra obrigatoriedade mantida é que ao menos 30% dos insumos sejam oriundos de agricultura familiar.

Azevedo também frisa que o amparo legal dado pela mudança é essencial para ampliar a rede de restaurantes universitários. O próximo a ser inaugurado é o do campus Anglo, previsto para entrar em atividade no segundo semestre letivo. Além disso, a nova Casa do Estudante passará a oferecer refeições aos moradores - o serviço ainda não tem data para se iniciar.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pessoas com deficiência perdem gratuidade no transporte coletivo em Pelotas Anterior

Pessoas com deficiência perdem gratuidade no transporte coletivo em Pelotas

Vestibular do IFSul oferta mais de mil vagas para cursos técnicos gratuitos Próximo

Vestibular do IFSul oferta mais de mil vagas para cursos técnicos gratuitos

Deixe seu comentário